26/04/2024 13h06

Esesp realiza aula inaugural da Pós-graduação em Gestão Pública e Inovação

O Governo do Estado, por meio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), realizou a solenidade que marca o início da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Inovação, nesta quinta-feira (25). Estiveram presentes na aula inaugural todos os alunos matriculados no curso, suas chefias imediatas e autoridades do Estado. Esta é a primeira oferta de pós-graduação latu sensu na Esesp.

Em um vídeo transmitido durante o evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, parabenizou a Escola pelo passo significativo em direção à profissionalização da prestação dos serviços públicos. Ele destacou a importância desse avanço para “melhor servir a sociedade capixaba, evidenciando o compromisso do Governo com a excelência no atendimento às necessidades da população”.

As palestras trouxeram temas relevantes sobre gestão pública. A primeira, realizada virtualmente pelo Secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, Roberto Pojo, explorou o tema "Gestão Pública e Inovação: Transformando Desafios em Oportunidades". A segunda palestra, conduzida pelo Diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, Prof. Dr. Pablo Silva Lira, trouxe reflexões sobre os "Limites e Possibilidades da Gestão Pública no Espírito Santo no Contexto Contemporâneo".

A Diretora-Geral da Esesp, Laís Garcia, ressaltou a importância da primeira turma da pós-graduação, destacando que "o curso foi cuidadosamente elaborado para refletir a realidade enfrentada pelos servidores públicos no cotidiano". Ela enfatizou ainda que outro aspecto fundamental é a qualidade do corpo docente, composto em sua maioria por doutores e mestres, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender com profissionais experientes e renomados.

O evento ainda contou com uma exposição de livros dos autores capixabas Francisco Aurélio, Paulo Sena, Lourival Cristo Foletti e Gelson Silva Junquilho.

SOBRE A PÓS GRADUÇÃO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Inovação é uma iniciativa aprovada pela Resolução n.º 7.730/2024 e Parecer n.º 8.227/2024 do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo (CEE). Seu principal objetivo é aprimorar e expandir o conhecimento teórico e prático em Gestão Pública e Inovação, capacitando servidores públicos estaduais e municipais que já possuem formação superior.

Com uma carga horária total de 430 horas, sendo 396 horas dedicadas a atividades teórico-práticas e 34 horas reservadas para estudos individuais e elaboração do trabalho monográfico final, o curso busca alinhar conceitos e práticas pedagógicas essenciais para enfrentar os desafios e solucionar problemas complexos encontrados no dia a dia das instituições públicas.

A formação visa atender às demandas sociais e do mundo do trabalho, em sintonia com as necessidades da sociedade capixaba contemporânea. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, busca-se desenvolver ações e políticas públicas eficazes que promovam o progresso e o bem-estar da comunidade, capacitando os participantes para um desempenho excepcional no ambiente administrativo do setor público.

Naiara Bolzan
comunicacao@esesp.es.gov.br